Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Chegada a Paraitepuy e começo da Trilha

Difícil descrever o espetacular primeiro dia de expedição. Ontem não tivemos quase nenhum desgaste físico, mas passamos o dia todo circulando por Santa Elena, conhecendo suas ruas, comércios, pessoas e brindando com a cerveja venezuelana Solar Verde o início da Trilha. O clima estava ótimo. Ensolarado e quente, confirmando a previsão que tínhamos em mãos.
















Na manhã dessa segunda feira, as 8h da manhã, um 4x4 nos esperava, na frente da nossa pousada, com nossa guia Antonia, e o Guia/Motorista Javier. Mochilas em cima, uma passada na Agência para buscar equipamentos de cozinha e partimos em direção a aldeia de Paratepuy, uma viagem de aproximadamente 2h em meio a Gran Sabana.











Em Paraitepuy fomos muito bem recebidos. Conhecemos os índios Pémons que seguiriam como nosso carregadores durante esses 6 dias. Nossa guia, Antonia, preparou o almoço, para nós e os carregadores, que contaram uma versão sobre a primeira subida ao Monte, de seus antepassados (caciques e xamãs) desta aldeia, que teriam subido pela primeira vez. A missão seria espantar os espíritos maus que rondavam o topo da montanha que é considerada sagrada para eles.












Hoje é o primeiro dia de trilha, também o considerado mais fácil tirando uma subida mais íngreme que todos passaram com tranquilidade. Essa parte foi importante para sentir os equipamentos, roupas, botas e peso da mochila que está em torno de 13 kg. A equipe está bem preparada e muito motivada também.












Entrando na Gran Sabana encontramos um pequeno incômodo: o mosquito puri-puri, um espécie de borrachudo. “O uso do repelente é indispensável e já estamos usando bastante”, disse Ferdinando de Conto.

Caminhamos hoje cerca de 14km, partiremos agora para um banho de Rio, com uma paisagem de fundo incrível: o Monte Roraima e o Monte Kukenan. Passaremos a noite aqui no acampamento do Rio Ték, para amanhã partir para um dos dias mais puxados da trilha.



Nenhum comentário: